terça-feira, 30 de novembro de 2010

ProEA abre espaço para conversa com pescadores (notícia no portal do Porto)




ProEA abre espaço para conversa com pescadores


Comunidades se fizeram presentes em um ativo bate papo

Manhã de muita troca de informações entre técninos do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG), representantes da área da pesca e comunidades de pescadores. Este foi o ambiente onde ocorreu a mesa redonda intitulada “Conversas entre os diferentes agentes da pesca” na manhã de hoje (27), na sala do programa, no Porto Velho.

Comunidades de pesca da Barra, Parque Coelho, São Miguel, Mangueira, Barraquinhas, São José do Norte (sede) e São José do Norte (Capivaras) participaram ativamente do bate papo mediado pelo coordenador geral do ProEA, José Vicente Freitas, que tem como um dos objetivos promover esses encontros e proporcionar uma conversa em parceria com os pescadores num ambiente agradável, onde os técnicos possam apresentar seus conhecimentos e os pescadores terem abertura para falarem de seu trabalho, os problemas que encontram na pesca em Rio Grande. O programa também tem por ambição fazer um trabalho contínuo, como o encontro de hoje, com outras comunidades, para tratar dos impactos portuários sobre diversas localidades rio-grandinas.

Um dos pontos destacados nas apresentações foi o da coordenadora técnica do ProEA, Isabel Cristina, que questionou aos pescadores se a cidade/comunidade está participando ativamente dessas mudanças, referindo-se aos investimentos de empresas estão vindo para Rio Grande. Apontou a falta de espaços abertos para a comunidade discutir e receber informações sobre essa nova realidade econômica, social e ambiental que a cidade começa a respirar. E destacou que, mesmo que o município esteja ocupando o terceiro lugar de arrecadação no Estado, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a cidade cai para o 203º lugar.

Bióloga e membro do Fórum da Lagoa dos Patos, Maria Carolina Dollo Contato, destacou as conquistas do Fórum juntamente com as comunidades de pescadores que foram a portaria 171/1998 e o IN 03/2004. O Fórum compreende as cidades de Rio Grande, Pelotas, São José do Norte, Tavares e São Lourenço. O chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Luiz Louzada, assinalou o trabalho árduo da instituição em fiscalizar a pesca artesanal e industrial em Rio Grande e levantou as ações que nortearam o escritório regional na cidade como a recente fiscalização do comprimento das redes na pesca de emalhe (Operação Rebojo) e a apreensão de quatro embarcações que carregavam mais de 2,5 quilômetros de comprimento de rede.

O coordenador geral do programa que existe desde 2005 diz que a idéia do programa acima de tudo é a estratégia de se ter o exercício de cidadania. “Precisamos ter a perspectiva, uma leitura da sociedade, um espaço para ouvir o que é dito e o que se tem para dizer”. Para ele o conhecimento se faz na relação, de abrir esses espaços e se ter as leituras adequadas dos problemas que a gente vive. Para o pescador e presidente da Comunidade dos Pescadores de São José do Norte, Tobias Manoel Martins, é muito importante esse tipo de encontro. “Me sinto bem a vontade aqui, essa abertura me faz ter vontade de falar. Sou bem ouvido e atendido por todos, em outros encontros me sinto excluído”, argumenta o pescador.

Fonte:
Raquel de Ávila Santos
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência do Porto do Rio Grande

http://www.portoriogrande.com.br/site/noticias_detalhes.php?idNoticia=770

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ProEA-PRG realiza conversa entre os agentes da pesca (notícia no Jornal Agora)



ProEA realiza conversa entre os agentes da pesca

Durante a manhã do último sábado, 27, o Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG) realizou um encontro intitulado “Conversas entre os diferentes agentes da pesca”, na sala do programa, no pavilhão A5 do Porto Velho.

Estiveram presentes 26 pescadores de várias localidades do Município e de São José do Norte. Participaram como convidados para integrar a mesa de debate, o chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-RG), oceanólogo Luiz Louzada e a secretária do Fórum da Lagoa dos Patos, bióloga Maria Carolina Dollo Contato. Também estiveram representados o Ministério da Pesca e Aqüicultura e o Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros Lagunares e Estuários. De acordo com o coordenador geral do ProEA, José Vicente Freitas, a intenção é estabelecer um diálogo entre a atividade portuária e os atores da sociedade sobre questões relacionadas à vulnerabilidade socioambiental, onde o pescador é um dos principais atores porque está em convívio direto com as ações portuárias.

Os pescadores das comunidades de pesca do Parque Coelho, São Miguel, Mangueira, Barraquinhas, São José do Norte e da Barra, participaram ativamente do debate. O objetivo foi proporcionar uma conversa em parceria com os pescadores, onde os técnicos pudessem apresentar seus conhecimentos e os pescadores tivessem abertura para falar de seu trabalho. A coordenadora técnica do ProEA, Isabel Cristina, questionou aos pescadores se a comunidade está participando efetivamente das mudanças ocasionadas pelos investimentos de empresas no município. “O trabalho ocorre visando ao pescador, como um modo de contribuir com a pesca artesanal”, disse. A ideia do programa é de que não adianta trabalhar isoladamente. “A intenção é de que diferentes agentes pudessem se encontrar no mesmo espaço para dialogar, falar sobre seus anseios, dificuldades e desenvolver ações articuladas”, explicou a equipe do ProEA-PRG.

O presidente da Cooperativa dos Pescadores de São José do Norte, Tobias Manoel Martins, que atua como pescador há 37 anos, destacou a importância do encontro. “Eu acho muito bom porque tivemos uma expressão aqui. Em muitas reuniões não conseguimos isso”, disse. Ele salientou ainda que os pescadores têm que ter consciência do que está acontecendo com o meio ambiente. “Dessa forma, quem vai seguir com a profissão? Temos que pensar nos nossos filhos e netos. Se não tomar uma atitude, daqui a pouco não tem mais peixe para pescar”, alertou. O pescador Daniel Farias Jardim, da Cooperativa do Parque Coelho (Coopeparque) também salientou a satisfação com o encontro. “Acho bom porque nunca tivemos voz. Não éramos recebidos. A força se faz com a união. O que podemos fazer e o que eles podem nos ajudar”, afirmou. O programa de Educação Ambiental é um convênio entre a Superintendência do Porto do Rio Grande e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Por Lorena Garibaldi
lorena@jornalagora.com.br

Fonte:
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=8&n=4352

Abaixo, link pra notícia, diretamente para a página do jornal:

ProEA realiza conversa com oa agentes da pesca

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Encerramento do curso em educação ambiental para professores - turma 2010


No dia 26/11/2010, na sala do ProEA-PRG, no armazém 5, do Porto do Rio Grande - RS - Brasil, ocorreu o encerramento da formação em educação ambiental de professores - turma 2010, em que alguns grupos apresentaram os slides abaixo:



PORTO, CULTURA E CONHECIMENTO
Grupo formado pelas professoras:
Denise Cruz, Raquel Oliveira, Mara Rúbia Oliveira, Flora Calcagno e Claudia Simone Figueiredo Batista.





PORTO, GESTÃO E CONHECIMENTO
Grupo formado pelos professores:
Roselle Geri Rodrigues, Eleida Mariza Gomes, Cleverson O. Cardoso e Maria da Graça Brinkerhoff Marques.




NÓS ESTAMOS CONECTADOS
Apresentação de encerramento do curso, ministrada por Alice Fogaça Monteiro, bióloga, educadora ambiental e formadora do ProEA-PRG, que a seguir mostrou o videoclipe A Beautiful Lie (Uma bela mentira), da banda 30 Seconds To Mars, com introdução de depoimento de esquimó e imagens do clipe, filmados no Círculo Polar Ártico.



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Palestra ProEA-PRG no VI EMEA - Encontro Municipal de Educação Ambiental



Acima, slides da palestra feita pela profª. Ieda Duval Freitas, dia 19/11/2010, representanto o ProEA-PRG, durante o VI EMEA - Encontro Municipal de Educação Ambiental da Cidade do Rio Grande - RS - Brasil, no prédio da Escola Viva.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Convite do ProEA



O Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG), convida para o evento "CONVERSAS ENTRE OS DIFERENTES AGENTES DA PESCA", que realizar-se-á, dia 27/11/2010, das 08:30 ás 12:30 horas, no Armazém 5, do Porto Velho.

Observação: Pra visualização em tamanho maior, basta clicar 2 vezes sobre a imagem acima.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Formação em Educação Ambiental e Elaboração de Plano de Ação para Agentes Comunitários de Saúde



Acima, apresentação em slideshare da Formação em Educação Ambiental e Elaboração de Plano de Ação para Agentes Comunitários de Saúde, desenvolvida pela equipe do ProEA-PRG.

Observação: para ver melhor o texto e imagens acima, pode clicar na opção zoom + ou - ou na opção Full (tela cheia).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ProEA no Jornal Agora, de Rio Grande - RS

Abaixo, notícia sobre o ProEA, publicada na edição de 25/10/2010, no Jornal Agora - RS:

Porto Velho sedia atividade de Educação Ambiental da SUPRG

O Programa de Educação Ambiental da Superintendência do Porto do Rio Grande (ProEA/SUPRG), com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), vem desenvolvendo, desde setembro deste ano, o Projeto Patrulha Ambiental Escolar, no qual sete alunos, de 4ª e 5ª séries, de cada escola, participam de oficinas que tratam da relação do corpo com o meio ambiente, o lixo e o local onde moram. Quatro escolas têm tido encontros no Armazém A-5 do Porto Velho, até o fim de novembro. Participam as escolas Viriato Corrêa, Admar Corrêa, Saldanha da Gama e Ramiz Galvão.

Segundo a administradora do programa, Camila Jorge, o projeto tem quatro linhas de ação: a formação da população intraportuária (funcionários do Porto); a educação ambiental não-formal com a comunidade e com os pescadores; a formação com os professores e a endocomunicação, que é a atualização do blog do projeto que descreve as atividades com ilustração de fotografias e vídeos.

Fonte:

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=8&n=3085