segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ProEA-PRG realiza conversa entre os agentes da pesca (notícia no Jornal Agora)



ProEA realiza conversa entre os agentes da pesca

Durante a manhã do último sábado, 27, o Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG) realizou um encontro intitulado “Conversas entre os diferentes agentes da pesca”, na sala do programa, no pavilhão A5 do Porto Velho.

Estiveram presentes 26 pescadores de várias localidades do Município e de São José do Norte. Participaram como convidados para integrar a mesa de debate, o chefe do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-RG), oceanólogo Luiz Louzada e a secretária do Fórum da Lagoa dos Patos, bióloga Maria Carolina Dollo Contato. Também estiveram representados o Ministério da Pesca e Aqüicultura e o Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros Lagunares e Estuários. De acordo com o coordenador geral do ProEA, José Vicente Freitas, a intenção é estabelecer um diálogo entre a atividade portuária e os atores da sociedade sobre questões relacionadas à vulnerabilidade socioambiental, onde o pescador é um dos principais atores porque está em convívio direto com as ações portuárias.

Os pescadores das comunidades de pesca do Parque Coelho, São Miguel, Mangueira, Barraquinhas, São José do Norte e da Barra, participaram ativamente do debate. O objetivo foi proporcionar uma conversa em parceria com os pescadores, onde os técnicos pudessem apresentar seus conhecimentos e os pescadores tivessem abertura para falar de seu trabalho. A coordenadora técnica do ProEA, Isabel Cristina, questionou aos pescadores se a comunidade está participando efetivamente das mudanças ocasionadas pelos investimentos de empresas no município. “O trabalho ocorre visando ao pescador, como um modo de contribuir com a pesca artesanal”, disse. A ideia do programa é de que não adianta trabalhar isoladamente. “A intenção é de que diferentes agentes pudessem se encontrar no mesmo espaço para dialogar, falar sobre seus anseios, dificuldades e desenvolver ações articuladas”, explicou a equipe do ProEA-PRG.

O presidente da Cooperativa dos Pescadores de São José do Norte, Tobias Manoel Martins, que atua como pescador há 37 anos, destacou a importância do encontro. “Eu acho muito bom porque tivemos uma expressão aqui. Em muitas reuniões não conseguimos isso”, disse. Ele salientou ainda que os pescadores têm que ter consciência do que está acontecendo com o meio ambiente. “Dessa forma, quem vai seguir com a profissão? Temos que pensar nos nossos filhos e netos. Se não tomar uma atitude, daqui a pouco não tem mais peixe para pescar”, alertou. O pescador Daniel Farias Jardim, da Cooperativa do Parque Coelho (Coopeparque) também salientou a satisfação com o encontro. “Acho bom porque nunca tivemos voz. Não éramos recebidos. A força se faz com a união. O que podemos fazer e o que eles podem nos ajudar”, afirmou. O programa de Educação Ambiental é um convênio entre a Superintendência do Porto do Rio Grande e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Por Lorena Garibaldi
lorena@jornalagora.com.br

Fonte:
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=8&n=4352

Abaixo, link pra notícia, diretamente para a página do jornal:

ProEA realiza conversa com oa agentes da pesca

Nenhum comentário: