domingo, 3 de outubro de 2010

A cidade dos operários: a construção social do Bairro Getúlio Vargas por Cledir Lopes


Fonte: http://www.slide.com/r/mgSuH3Zx1D_zwuZyY1P4s2BSZ8wGmVjl?previous_view=mscd_embedded_url&view=original

No dia 1º de outubro de 2010, durante a formação em educação ambiental de professores da rede de ensino, o ProEA-PRG ofereceu a palestra "A cidade dos operários: a construção social do Bairro Getúlio Vargas", proferida por Cledir da Conceição Lopes, que também demonstrou seu pertencimento ao local pesquisado, por ser morador e conhecer dados, pessoas e parte da história do lugar.
Cledir Lopes é formado em geografia licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e atualmente é estudante do Programa de Pós-Graduação, nivel de mestrado em geografia, com a linha de pesquisa análise urbana; sua pesquisa gira em torno da habitação popular e produção do espaço urbano a partir da formação de bairros populares.
As imagens do passado em paralelo com as do presente foram obtidas por Cledir junto ao acervo da fototeca municipal do Rio Grande, localizada no Centro Municipal de Cultura.

Após as apresentações de Cledir Lopes e Gisele Santana, ocorreu debate com os professores da formação em educação ambiental, conforme imagem acima.
Foi uma atividade muito produtiva, envolvendo todos os presentes.

4 comentários:

Ali se vê disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ECTOR disse...

Parabens pelo encontro. Por morar no BGV, ja conhecia os problems e o cotidiano do bairro... o blog esta ótimo!

mah disse...

Cledir nos mostra de forma apaixonada a história de construção do Bairro Getúlio Vargas. Construção que se dá em função de um momento do desenvolvimento econômico de nossa cidade. Sua exposição também ajudou a desmistificar e derrubar alguns pré-conceitos em relação ao bairro.
Parabéns pelo excelente trabalho!

antonio carlos disse...

MUITO BOM ESTE TRABALHO DO CLEDIR, MOSTRA COMO OCORREU A FORMA;'AO DO BAIRRO GETULIO VARGAS, A PARTIR DA NECESSIDADE DE MORADIA DOS TRABALHADORES DO PORTO E EMPRESAS ADJACENTES.