sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lamento das Águas, por Raquel Rodrigues de Farias (video)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2edQ7-LXgx8

O vídeo acima, gravado em 27/11/2009, trata-se da canção Lamento das Águas, da profª Raquel Rodrigues de Farias, também cantora e compositora, que desenvolve com seus alunos da rede pública estadual o projeto EduCanto - Educar Cantando.
A gravação foi feita durante reunião do ProEA-PRG, no armazém 5, do Porto do Rio Grande pelo multiplicador em informática educativa José Antonio Roig, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ª CRE, que posteriormente editou o referido vídeo, no Moviemaker, publicando-o no You Tube e depois gerando endereço pra publicação no blog do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande - RS - Brasil / ProEA-PRG.
Educação, tecnologia, meio ambiente, arte e cultura estão interligadas, dialogam entre si, são intertextuais e dinâmicas...

Água: Alimento da Vida II


A água, tão falada e discutida, tomou o lugar no mundo; tão importante que molhou a planta, renovou o ambiente, saciou a sede e alimentou as espécies.
O planeta Terra, é também conhecido como “Planeta Água” (por causa de sua constituição de cerca de 75% de águas) e tem estado doente devido a ação irresponsável dos próprios seres humanos, que de forma inconsciente, vem acabando com esse bem.
“Ah, se essas águas falassem um dia”, juro que tu iria te envergonhar.
Esse lamento tem sido alvo de muitas discussões, pois mesmo vivendo no “Planeta Água”, vivemos o dilema da escassez desse bem precioso, responsável pela vida no planeta.
Isso porque, a água no mundo é distribuída de forma desigual. Mundialmente falando, o Brasil é um país privilegiado, pois tem um dos maiores recursos hídricos do mundo. Contudo, no “Planeta Água”, alguns países vivem a falta da mesma e a busca de alternativas para a sobrevivência.

A água é um elemento fundamental para a vida no planeta.
Neste sentido, a cidade do Rio Grande ocupa um lugar privilegiado, pois está envolta de águas de todos os tipos: salgada, doce e salobra.
No entanto, para nosso consumo, utilizamos a água (tratada pela CORSAN) proveniente do canal do São Gonçalo, localizado próximo ao limite dos municípios do Rio Grande e Pelotas. O uso da água é distribuído da seguinte forma: 80% para a agropecuária, 12% para a indústria e 8% para uso doméstico. Este percentual elevado de uso da água na agropecuária é uma realidade mundial.

Observação 1: Texto produzido pelos integrantes do ProEA-PRG, no dia 27/11/2008.

Observação 2: Imagem acima (formato giff), extraída do endereço abaixo
http://www.gifmania.com.pt/astronomia/tierra/

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Água Alimento da Vida

A cidade de Rio Grande utiliza água proveniente do Canal São Gonçalo para a agricultura, e quando tratada pela Corsan é distribuida para o uso doméstico e para as indústrias.

O complexo indústrial de Rio Grande é formado por indústrias de fertilizantes, petroquímicas, naval, pesqueira etc...

A água utilizadas nestes processos (tanto industrial quanto doméstico) retorna para a laguna, distribuindo-se pelos marismas, sacos e todos os mananciais de água localizados neste ambiente.

Ao mesmo tempo que a água traz alimento ela também é afetada pela contaminação e poluição, através de dejetos químicos lançados e pelo esgoto doméstico, que alteram a natureza da água.

A contaminação da água interfere diretamente na produção da pesca artesanal e na vida daqueles que não se adequaram a economia global.

Onde esta a nossa água?
No nosso corpo, no ar, nas plantas, alimentos, nos brinquedos em tudo...
E no desperdício... consumismo exacerbado, na falta de políticas públicas voltadas para uso adequado da água.

Ausência de conscientização:
Vida é água!
Água é vida!

Você tem sede de quê??

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Desenho esquemático do ciclo do uso da água em Rio Grande



Observação: desenho esquemático do ciclo do uso da água em Rio Grande, para colocação em futuro folder do ProEA-PRG.

Lamento das Águas, por Raquel Rodrigues de Farias



Imagem acima, da letra da canção "Lamento das Águas", de autoria da professora Raquel Rodrigues de Farias, da EEEF Saldanha da Gama, localizada na 4ª Secção da Barra, no município do Rio Grande - RS - Brasil.

Observação: para ler na íntegra a canção, basta clicar duas vezes sobre a imagem.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Esboço do cartaz do ProEA-PRG



Através de trabalho colaborativo entre os integrantes do proEA-PRG, foi esboçado, imagens acima e texto abaixo, alguns dos valores a constar no cartaz:

Título:


Capitãozinho:

"Navegando nessas águas revelamos nossa história".

Boto:

"Você pode me encontrar nesta água salobra ou nas águas do mar. Nesse vai e vem das águas, vejo barcos a navegar."

Gaivota:

"Observando esta beleza, venho aqui me alimentar. Neste ambiente de marismas e lagoas lugar melhor não há".

Leão:

"Viajo por muitas águas buscando me alimentar, mas é nas pedras dos molhes que venho descansar".

Siri:

"Entre a praia e o mar muitas coisas pra conservar e muitas histórias de pescador para contar".

Trabalho de Sizeli e seus alunos da Escola Loréa Pinto

A nossa Laguna dos Patos
É lugar de procriação
Então, temos que avaliar nossos atos
Para não causar poluição.
Esse rico estuário
Abriga peixes e camarão
Que fazem dele um berçário
Para seus bebês manterem sob proteção.

Nesse rico ambiente
Tão comprometido com a p0luição
Filtrando os poluentes
Entra a macega mole em ação.

É destino do estuário
Esgotos clandestinos receber
Tornando a vida das espécies um calvário
E todos fingindo nada saber.

Próximo do estuário temos também o lixão
Depósito de lixo a céu aberto
Com matéria orgânica em decomposição
Além de atrair ratos e insetos
Forma o chorume que é um vilão
Líquido escuro, mal cheiroso tem destino certo
Entra no lençol freático sem nenhuma encabulação
E na laguna chega, por ser muito perto
E as espécies ali residentes sofrem destruição.

Se os peixes pudessem falar
Diriam: - Os fitoplanctons estão a nos alimentar
Sem eles nosso alimento não podemos fabricar
Absorvem água, CO2 e energia solar
Transformando em alimento para toda a cadeia alimentar.

Fonte:

http://sizelidavid.blogspot.com/2009/01/trabalho-sizeli-e-seus-alunos-do-lora.html