sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Água: Alimento da Vida II


A água, tão falada e discutida, tomou o lugar no mundo; tão importante que molhou a planta, renovou o ambiente, saciou a sede e alimentou as espécies.
O planeta Terra, é também conhecido como “Planeta Água” (por causa de sua constituição de cerca de 75% de águas) e tem estado doente devido a ação irresponsável dos próprios seres humanos, que de forma inconsciente, vem acabando com esse bem.
“Ah, se essas águas falassem um dia”, juro que tu iria te envergonhar.
Esse lamento tem sido alvo de muitas discussões, pois mesmo vivendo no “Planeta Água”, vivemos o dilema da escassez desse bem precioso, responsável pela vida no planeta.
Isso porque, a água no mundo é distribuída de forma desigual. Mundialmente falando, o Brasil é um país privilegiado, pois tem um dos maiores recursos hídricos do mundo. Contudo, no “Planeta Água”, alguns países vivem a falta da mesma e a busca de alternativas para a sobrevivência.

A água é um elemento fundamental para a vida no planeta.
Neste sentido, a cidade do Rio Grande ocupa um lugar privilegiado, pois está envolta de águas de todos os tipos: salgada, doce e salobra.
No entanto, para nosso consumo, utilizamos a água (tratada pela CORSAN) proveniente do canal do São Gonçalo, localizado próximo ao limite dos municípios do Rio Grande e Pelotas. O uso da água é distribuído da seguinte forma: 80% para a agropecuária, 12% para a indústria e 8% para uso doméstico. Este percentual elevado de uso da água na agropecuária é uma realidade mundial.

Observação 1: Texto produzido pelos integrantes do ProEA-PRG, no dia 27/11/2008.

Observação 2: Imagem acima (formato giff), extraída do endereço abaixo
http://www.gifmania.com.pt/astronomia/tierra/

Nenhum comentário: