quinta-feira, 9 de junho de 2011

Coletivos Mirim - ÁGUA







Dentre os 10 Princípios da Carta da Terra o 1º é:
“Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas”!
Nada melhor do começar pelo lugar onde vivemos: nossa cidade, nosso Meio Ambiente. Este foi o tema do 3º e 4º encontro com Coletivos Mirim, e analisando a localização de nossa cidade através de imagens de satélite, a peculiaridade de nossa cidade, uma península cercada de água por todos lados situada as margens da Laguna dos Patos, o grande tema em pauta foi ÁGUA.
A importância da Água em nossas vidas como um recurso essencial à vida de todos os seres vivos, foi tema central destes dois encontros. Para que os alunos tivessem consciência da importância deste recurso para a vida na terra, foi feito uma viagem virtual pelo GOOGLE EARTH, analisando a distribuição da água por nosso planeta. Através de imagens e dados verifica-se que na terra 97% da água é salgada (distribuída entre oceanos e mares), e 2,5% é água doce, mas a disposição ao consumo humano direto apenas 0,4%. E apesar de nossa cidade estar cercada de água, verifica-se que esta água não é própria para consumo, e que a água que chega até nossas casas vem do Canal São Gonçalo, canal de ligação entre as Lagoas Mirim e Mangueira. A distribuição desigual de água no planeta traz a questão do desperdício de água, assim como á sua qualidade como também ao seu uso.
Seguindo ainda sobre tema Água também foram abordados assuntos como quantidade de água que nosso corpo necessita diariamente para se manter saudável, recurso também indispensável na higiene (pessoal e do ambiente), na preparação de alimentos, também sobre doenças adquiridas através da água contaminada e até a sua utilização como fonte de energia.

Assim sendo todos nós temos o dever conservar este recurso essencial vida por que (adaptado da Carta Européia da Água):
- não há vida sem água, a água é um bem precioso e indispensável a todas as atividades humanas;
- a água é um patrimônio de todos devemos reconhecer o seu valor, cada um de nós tem o dever de economizar e utilizar com cuidado;
- alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Coletivos Mirim





Quem somos? Onde vivemos?

Foi partindo destas duas perguntas o trabalho desenvolvido com os Coletivos Mirim no segundo encontro.

Quem Somos?

Os alunos tiveram a oportunidade de falarem a respeito de si mesmo; onde moram, onde estudam, suas familias e o que gostam de fazer. Como atividade cada um fez um autorretrato.


Onde Vivemos?

Através do Google Earth fizemos uma viagem pelo planeta terra, Américas, Brasil, Rio Grande do sul até chegar em nossa cidade. Os alunos analisaram as imagens da cidade tentando localizar alguns pontos turísticos, seu bairro e ate sua casa (com marcadores sobre a localização da casa de cada um). Uma visão bem diferente do nosso ambiente, da qual estamos habituados a ver!