quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coletivo Mirim inicia as atividades

Nesta segunda-feira, 04 de abril, foram retomadas as atividades com os Coletivos Mirins. Estas atividades compõem um espaço formativo que envolve crianças do entorno portuário, a fim de possibilitar compreensões do espaço socioambiental em que vivem e o conhecimento de algumas formas de atuação social. Esta formação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, a qual disponibilizou o transporte das crianças nas terças e quintas-feiras, assim como uniforme e material escolar.

Este primeiro encontro contou com a participação de crianças da Quarta Secção da Barra e Mangueira. Neste dia, as crianças se apresentaram, e conheceram as propostas de formação, e alguns princípios da Carta da Terra Infantil, que orientará as ações ao longo deste semestre.

domingo, 3 de abril de 2011

Material "Se essas águas falassem..." é entregue para as escolas de Rio Grande



A entrega do material aconteceu no dia 31 de março na Escola Viva e contou com a participação de 70 instituições, dentre elas: escolas municipais, estaduais e particulares; DMASS, CRE, SMEC, Projeto Quero-Quero, PROEXC-FURG, CEPERG/ICMBIO.

Durante o evento os participantes conheceram as linhas de ação do Programa e a forma como foi produzido o kit pedagógico "Se essas águas falassem...", composto por um CD de músicas, um cartaz e um folder. Além disso, ouviram a declamação da poesia Laguna dos Patos de autoria da professora Sizeli Freitas David e estudantes da escola Lórea Pinto; e o relato de duas professoras-autoras: Patrícia Guimarães e Jane Degani que contaram como a participação no Programa contribuiu com seu fazer pedagógico nas escolas onde atuam. A professora Patrícia citou a seguinte frase para ilustrar a importância do Programa:
"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo; de fato, é só isso que o tem mudado"
(MARGARET MEAD, apud GUTIÉRREZ E PRADO, 2000, p.17)

Clique nos links abaixo e conheça outras reportagens:
Veja a reportagem no Jornal Agora
Leia a reportagem no site do Porto do Rio Grande
Assista a reportagem na RBS


ProEA-PRG inicia o projeto REDES


No dia 16 de março a equipe do PROEA_RG iniciou uma nova ação do Programa: o projeto REDES, que será realizado nos bairros: Barra Nova, Barra Velha, Barraquinhas, Mangueira, Santa tereza e Parque Coelho. A partir de um processo educativo-informativo e do recolhimento de redes de pesca inutilizadas o projeto Redes visa:


Minimizar a quantidade de ‘redes fantasmas’ despejadas no estuário, as quais continuam pescando indefinidamente e contribuindo para a degradação ambiental. Esta minimização poderá acontecer a partir do comprometimento dos pescadores em trazer as redes inutilizadas para o local de coleta no seu bairro;

Diminuir os pontos de deposição de redes inutilizadas nos bairros, contribuindo para a valorização visual e ambiental de cada bairro;

Reduzir a proliferação de agentes patogênicos com a deposição das redes inutilizadas em locais adequados.